Salve, Nação!
Muito se falou sobre o nosso tão esperado estádio nesses últimos meses. Parece que o começo das obras mexeu com o psicológico dos antis de todos os segmentos.
Tem diretor de clube travestido de vereador pagando de arauto da moralidade, tem jornalista, corinthiano ou não, bradando contra o absurdo de se investir em um novo estádio quando temos um templo da arquitetura moderna como o panetone em São Paulo. (contém ironia)
Quando viram que o estádio sairía de qualquer maneira, começaram a fazer campanha pela abertura em outro lugar. Minas, Bahia, Rio Grande do Sul, Fernando de Noronha, mas jamais em um estádio em Itaquera onde estará estampado o escudo Corinthiano para o mundo ver.
É muito disparate, Fiel. É muita informação plantada. Então vamos tentar resumir aqui toda a situação do nosso estádio. Resumir, mesmo, sem frescuras.
Custo do estádio para 48 mil pessoas no padrão FIFA para abertura de Copa do Mundo: 820 milhões.
420 milhões virão dos CID's, os tão debatidos incentivos fiscais, que NÃO SÃO DINHEIRO PÚBLICO. Se não fosse a construção do estádio, essa grana não existiria, não sendo possível convertê-la em creches e hospitais como andam dizendo os abutres. No mais isso nem é dinheiro, são papéis que o Corinthians terá que negociar com outras empresas que queiram investir em Itaquera. Na conta final, ainda estima-se que a cidade lucre alguns bilhões, isso mesmo, BILHÕES, com a abertura da Copa do mundo e o legado em infraestrutura para a tão abandonada Zona Leste será eterno. Mas isso a mídia não mostra.
Os outros
400 milhões são investimento privado, que a princípio seriam liberados pelo BNDES, que apesar de ser um banco público, não dá dinheiro pra ninguém. A quantia seria paga pelo Corinthians, com juros. Agora surgiu como alternativa que a própria Odebrecht arque com os custos da obra, ficando o Corinthians comprometido a pagar com os lucros provenientes da venda de naming rights, camarotes, publicidade, etc.
Conta fechada, mas ainda resta uma pergunta: O estádio mencionado é para 48 mil pessoas e uma abertura de copa exige 65 mil lugares, correto?
Correto!
Nesse ponto entra a contrapartida do governo estadual, que pagará aproximadamente
40 milhões pela instalação de mais 20 mil lugares móveis, que serão retirados depois da copa.
E não, esses lugares móveis não são arquibancadas de circo, Fiel. São estruturas também pré-aprovadas pela FIFA que mantêm o padrão de aparência e segurança das arquibancadas convencionais. Sendo assim, teríamos 68 mil lugares e TODAS as exigências da FIFA estariam atentidas.
Para quem acha que a referida estrutura não justifica um investimento de 820 milhões, lembro que o nosso estádio receberá na abertura da Copa
3000 jornalistas do mundo todo, que devem estar acomodados em cabines individuais com toda a tecnologia de ponta necessária, personalidades de todo o mundo que estarão em camarotes luxuosos, com vidros blindados e mais algumas regalias. Temos na fachada principal do estádio um prédio de
8 andares contendo estacionamentos privativos, lojas, restaurantes, área de convivência, tudo mantendo um rígido padrão de qualidade. E por fim, abrigaremos nada mais nada menos do que
32 chefes de estado e seus acompanhantes. Dá pra imaginar a estrutura necessária agora?
A situação atual da obra
No dia 30 de maio começaram os trabalhos propriamente ditos em Itaquera. Operários e todo tipo de máquinas pesadas começaram a limpeza e terraplanagem do terreno.
Hoje, 2 meses e meio depois, todo o terreno está livre da vegetação e boa parte da terraplanagem foi feita, permitindo a colocação de quase 30% do total de estacas previstas para a obra.
Logo devem ser colocados os primeiros blocos pré moldados e a nossa casa começará a tomar forma.
Para acompanhar o andamento das obras eu recomendo três meios.
"O Fiscal da Fiel"
O torcedor Amadeu ficou famoso na comunidade Poderoso Timão no orkut pelas suas constantes visitas ao terreno em Itaquera fotografando e filmando a obra e disponibilizando para a Fiel. Agora ele tem um site onde posta o resultado do seu trabalho.
"Odebrecht na Copa"
Site da construtora que esclarece tudo sobre a construção do estádio e o andamento da obra.
"Itaquerão Ao Vivo"
Livestream criado por um torcedor morador de Itaquera onde você pode assistir as obras em tempo real.
Agora você pode argumentar com os antis ao seu redor e esperar tranquilo para poder assistir o nosso Coringão em um dos estádios mais modernos do mundo. O que os cinco fundadores achariam disso, hein?!
Vai Corinthians!
Compartilhe:
Saiba Mais >>