quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Uma História Centenária: Corinthians, Por Que Te Amo?

Salve, Nação Centenária!

Depois de tanta preparação, tanta expectativa, tanto sofrimento chegou o dia.
Hoje o Sport Club Corinthians Paulista completa 100 anos de existência.

Apesar do título, não vou tentar explicar profundamente aqui o sentimento que move mais de 30 milhões de pessoas mundo afora. Quanto a isso prevalece aquela velha máxima: "Se você é Corinthians eu não preciso te explicar, se você não é, nunca entenderá."

O Corinthians, 100 anos atrás, já nascia amado pelos cinco fundadores como um filho é amado por um pai. O que ninguém, nem no sonho mais otimista, poderia imaginar é que sob a luz daquele lampião, aflorava mais do que um time de futebol para integrar os operários paulistanos, como queriam Antônio Pereira, Joaquim Ambrósio, Anselmo Correia, Carlos da Silva e Raphael Perrone.

Ali começava uma mobilização popular de proporção imensurável. Começava a luta do povo contra a opressão da burguesia. Começava a desforra do empregado sobre o patrão. Começava um sentimento capaz de levar as classes mais pobres a construírem um patrimônio comum, de maneira honesta, mesmo que a duras penas.

Sentimento tão forte que três anos depois colocava o "Galo da Várzea" entre os times profissionais da elite e que um ano mais tarde o levava ao seu primeiro título paulista.

Tão forte que não desanimou quando teve a vaga no Paulista furtada pela aristocracia medrosa em 1915, pois voltou forte e foi, de novo, campeão em 1916.

Tão forte que não se abateu quando castigado por 23 anos sem títulos expressivos, pois a vitória em 77 depois de um crescimento vertiginoso da torcida fez explodir o Brasil de alegria alvinegra.

Tão forte que foi responsável pelo maior deslocamento de massa em tempos de paz da história da humanidade quando transformamos a Dutra na Avenida Corinthians em 1976.

Tão forte que entre 1982 e 1984 instituiu uma democracia plenamente igualitária num país regido pela ditadura militar.

Tão forte que levou o Todo Poderoso ao topo do Brasil quando comemorava seus 80 anos e ao topo do mundo 10 anos mais tarde.

Tão forte que não abandonou o Coringão nem no capítulo mais triste dessa história quando, por uma sucessão de erros, fomos levados à série B, lugar que não nos pertencia, mas do qual saímos com honra e humildade para um ano mais tarde levantar dois canecos com o maior centroavante de todos os tempos entre os nossos guerreiros.

Tão forte que 100 anos depois estamos nós aqui, em um mundo totalmente diferente daquele do ano do cometa, mas ainda mantendo os mesmos ideais dos cinco fundadores, do primeiro presidente e de todo o povo humilde que levou o Coringão a ser o gigante que é.

"O Corinthians é o time do povo, e é o povo que vai fazer o time." (Miguel Bataglia)

Nossa história centenária foi forjada no sofrimento. Nada foi fácil para o Corinthians, porque também não é para o povo que o construiu.

Tanta luta, tanto sofrimento é o que torna nossas vitórias tão grandiosas. É o que causa tanto repúdio nos nossos rivais, porque nesse país, historicamente, sempre se tentou diminuir as grandes conquistas populares.

A luta constante e as glórias alcançadas com humildade e trabalho árduo sempre foram o maior motivo de orgulho de todos os "habitantes" dessa nação chamada República Popular do Corinthians. Nação que agora tem documentos oficiais, moeda, embaixada e que logo terá seu próprio território, carinhosamente chamado de Fielzão.

Nesse primeiro de setembro de 2010, mais do que nunca, orgulhe-se de ser Corinthiano! Se alegre por fazer parte de uma das histórias mais bonitas já vistas pela humanidade e ainda mais por vivenciar um capítulo tão importante dela.
O Corinthians, "Manifestação palpável do anseio popular por emancipação" como disse Lourenço Diaféria, é meu, é seu, é de toda pessoa que acorda de manhã e acredita que hoje será melhor que ontem, mesmo com todas as dificuldades.

Vista seu manto, solte um rojão, coloque um sorriso no rosto e mostre ao mundo o seu orgulho de ser Corinthiano. Depois de tantos tropeços, tanta dificuldade, tantas conquistas, tanta alegria.
Depois de 100 anos, hoje, mais do que nunca, é dia do CORINTHIANS!

MINHA VIDA, MINHA HISTÓRIA, MEU AMOR.


Compartilhe:

0

Postar um comentário

Se você é Porco, Sardinha, Bambi ou torcedor de qualquer outro time de menor expressão e quer que seus comentários sejam aprovados, escolha bem suas palavras.

O blog é sobre o Corinthians e eu sou chato pra caralho.