terça-feira, 31 de maio de 2011

Corinthians X Coritiba: Campeonato em banho-danilo, digo, banho-maria


Salve, Nação!

As atuações do Corinthians nesse começo de campeonato me deixam meio sem ter o que falar. É estranho ter que criticar um time que marca seis pontos em dois jogos, não é? Mas a verdade é que tem muita coisa errada com o nosso Corinthians ainda.

Dessa vez começamos bem. Concentramos o jogo no lado esquerdo, os meias tinham espaço e os volantes puderam aparecer pra jogar. E foi do volante Paulinho o primeiro gol, logo aos 4".

Aí o resultado foi se mantendo, o Corinthians se acomodou, o Coritiba acertou a marcação e o jogo ficou morno sem que Tite fizesse nada.

No início do segundo tempo, uma mudança forçada. Perdemos Alessandro, contundido. Entrou MORADEI. Valhei-me meu São Jorge da camisa grená!

Atendendo a pedidos da torcida, Tite usou sua alterabilidade e colocou Jorge Henrique no jogo, mas sacou Willian, que era um dos melhores em campo. Os gritos de "Burro! Burro!" ainda ecoavam quando o Coxa empatou em jogada aérea.

Ah não! Empatar com o time reserva do Coritiba dentro de casa? Isso é ser candidato ao título?

Mas ainda tínhamos em campo o nosso salvador, que arrumou o time no jogo contra o Grêmio e dessa vez apareceu na área para aproveitar o cruzamento de Jorge Henrique e empurrar para a rede. Danilo! Ou Zidanilo, como queira.

E assim ganhamos mais três pontos e continuamos colados na ponta da tabela, em quarto lugar pelos critérios de desempate. Bom? Pode até parecer, mas em time que Danilo é salvador eu não boto muita fé, não.



Saiba Mais >>

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vai Corinthians! Forza Toro! Salve, Jorge!

Salve, Nação!

Antes mesmo da abertura da caixa misteriosa na nossa sala de imprensa o segredo foi revelado. O nosso terceiro uniforme, como há muito vinha sendo especulado, será na cor grená.

"Mas por que diabos grená?"
"Já não bastava fazer uma roxa?"
"Preto e branco é tradição!"

Quem prega tradição deve, no mínimo, conhecer a história do clube. Sendo assim, explico:

A camisa grená já foi usada pelo Corinthians em 1949, em um jogo onde vencemos a Lusa por 2 a 0. Naquela ocasião o Coringão prestou uma homenagem ao Torino da Itália, que havia perdido toda a sua delegação dias antes num trágico acidente de avião.

"Mas que raios tem o meu Corinthians a ver com esse Torino?"

Explico novamente:

A relação do Corinthians com o Torino começou em 1914. O clube italiano foi o primeiro rival estrangeiro que o Alvinegro enfrentou. Naquele ano, os visitantes venceram dois amistosos (3 a 0 e 2 a 1). O segundo jogo foi apitado por Charles Miller, introdutor do futebol no Brasil. E que teve a atuação como árbitro contestada pelos corintianos.

A relação entre os dois clubes se estreitou um ano do fatídico acidente que marcou a história do futebol. Em 48, o clube que formava a base da seleção italiana fez um excursão ao Brasil. E depois de bater grandes clubes brasileiros encarou no Pacaembu o Corinthians no dia 21 de julho. Que deu uma mostra de força, ao bater o tetracampeão da Itália por 2 a 1. Gols de Baltazar e Colombo. Gabetto marcou para os visitantes.


La tragedia di Superga - 4 maggio 1949 por flo34mtp

Naquele 21 de julho de 48, o Pacaembu ficou lotado. Além dos brasileiros interessados no duelo internacional, muitos imigrantes italianos e descendentes que viviam em São Paulo não perderam a oportunidade de ver de perto o melhor clube do país natal.

No ano seguinte, com a camisa grená em 49 (imagem ao lado), o Corinthians bateu a Portuguesa por 2 a 0. E a renda da partida foi destinada aos parentes da vítimas do acidente de Superga.




Agora temos essa nova versão, que além da alusão à um fato marcante da história do Corinthians e do futebol como um todo, traz estampada o nosso santo padroeiro, companheiro de todas as rezas pró Corinthians.

Tem como dar errado? Isso descobriremos domingo no Paca.

Vai Corinthians!

Saiba Mais >>

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Grêmio X Corinthians: Com o pé direito


Salve, Nação!

Pode não ter sido um jogo empolgante (e não foi!), pode ter faltado criatividade no nosso meio campo (e faltou!), pode ser que o juizão tenha nos atrapalhado (e atrapalhou), mas mesmo assim voltamos do Olímpico com os três pontos, e isso, amigo, é um resultado fenomenal (saudade, gordo!).

Entre achar que nosso time é muito bom, mas mal aproveitado e achar que é mediano, mas esforçado, eu fico com a segunda opção. Ainda faltam peças essenciais no nosso elenco. Danilo resolveu o problema da criação hoje, mas está longe de ser o ideal. Alex está contratado, mas os pontos que vamos disputar até a sua estréia são essenciais e não podem ser jogados fora.

Júlio César hoje voltou a assustar. Eu gosto do garoto, mas precisamos de um bom goleiro, pelo menos pra haver disputa na posição. O mesmo ocorre com o nosso lateral esquerdo e segundo volante.

Você pode achar que após uma vitória não é hora de cornetar, mas as verdadeiras críticas tem que ser feitas a todo momento. Não adianta nada aplaudir quando ganha e jogar pedra quando perde. Nós, melhor do que ninguém, sabemos o quanto essas falhas no elenco pesam no final da competição.

Por hora, que venha o Coritiba.

E vai Corinthians!



Saiba Mais >>

domingo, 8 de maio de 2011

Pré Jogo: Corinthians X Santos


Salve, Nação!

Deixaram chegar, agora segura. Podem nos colocar como vice campeão, mas futebol se ganha dentro de campo e lá nas quatro linhas essas sardinhas têm o costume de tremer perante o manto sagrado.
Vamo pro título!

Saravá São Jorge! Vai Corinthians!

Ficha Técnica:
Data: 08/05/2011 - Domingo
Horário: 16:00 (Horário de Brasília)
Local: Pacaembu - São Paulo - SP

Escalações Prováveis:




Júlio César;
Wallace (Moradei), Chicão, L. Castán, F. Santos;
Ralf, Paulinho, B. César, J. Henrique;
Dentinho(Willian), Liédson.

Téc: Tite








Rafael;
JJhonatan, Edu Dracena, Durval, Pará;;
Adriano, Danilo, Alex Sandro, Elano, Ganso;
Neymar.

Téc: Muricy Ramalho





Atletas Suspensos:
Alessando (Terceiro Amarelo)

Arbitragem
Principal: Cleber Wellington Abade
Auxiliar 1: Rogério Pablos Zanardo
Auxiliar 2: Fausto Augusto Viana Moretti

Retrospecto:
299 Jogos, 122 vitórias do Timão, 83 empates e 94 derrotas. 556 gols a favor do Corinthians e 470 contra.

Transmissão:
Televisão:






Rádio:
Rádio Coringão
Rádio Globo SP
Rádio Jovem Pan
Rádio Bandeirantes
Rádio Record
Rádio Transamérica
Rádio Timão

Saiba Mais >>

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Choro é livre (Parte 2674)

Salve, Nação!

Eu havia decidido só voltar à ativa aqui no blog no início do Brasileirão, mas essa classificação heróica pra final do Paulistão me fez repensar os prazos.
Antes do pré jogo e de mais notícias, fique com essa sensacional animação falando da finalíssima alvinegra e do choro rival.



Saiba Mais >>