sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vai Corinthians! Forza Toro! Salve, Jorge!

Salve, Nação!

Antes mesmo da abertura da caixa misteriosa na nossa sala de imprensa o segredo foi revelado. O nosso terceiro uniforme, como há muito vinha sendo especulado, será na cor grená.

"Mas por que diabos grená?"
"Já não bastava fazer uma roxa?"
"Preto e branco é tradição!"

Quem prega tradição deve, no mínimo, conhecer a história do clube. Sendo assim, explico:

A camisa grená já foi usada pelo Corinthians em 1949, em um jogo onde vencemos a Lusa por 2 a 0. Naquela ocasião o Coringão prestou uma homenagem ao Torino da Itália, que havia perdido toda a sua delegação dias antes num trágico acidente de avião.

"Mas que raios tem o meu Corinthians a ver com esse Torino?"

Explico novamente:

A relação do Corinthians com o Torino começou em 1914. O clube italiano foi o primeiro rival estrangeiro que o Alvinegro enfrentou. Naquele ano, os visitantes venceram dois amistosos (3 a 0 e 2 a 1). O segundo jogo foi apitado por Charles Miller, introdutor do futebol no Brasil. E que teve a atuação como árbitro contestada pelos corintianos.

A relação entre os dois clubes se estreitou um ano do fatídico acidente que marcou a história do futebol. Em 48, o clube que formava a base da seleção italiana fez um excursão ao Brasil. E depois de bater grandes clubes brasileiros encarou no Pacaembu o Corinthians no dia 21 de julho. Que deu uma mostra de força, ao bater o tetracampeão da Itália por 2 a 1. Gols de Baltazar e Colombo. Gabetto marcou para os visitantes.


La tragedia di Superga - 4 maggio 1949 por flo34mtp

Naquele 21 de julho de 48, o Pacaembu ficou lotado. Além dos brasileiros interessados no duelo internacional, muitos imigrantes italianos e descendentes que viviam em São Paulo não perderam a oportunidade de ver de perto o melhor clube do país natal.

No ano seguinte, com a camisa grená em 49 (imagem ao lado), o Corinthians bateu a Portuguesa por 2 a 0. E a renda da partida foi destinada aos parentes da vítimas do acidente de Superga.




Agora temos essa nova versão, que além da alusão à um fato marcante da história do Corinthians e do futebol como um todo, traz estampada o nosso santo padroeiro, companheiro de todas as rezas pró Corinthians.

Tem como dar errado? Isso descobriremos domingo no Paca.

Vai Corinthians!

0

Postar um comentário

Se você é Porco, Sardinha, Bambi ou torcedor de qualquer outro time de menor expressão e quer que seus comentários sejam aprovados, escolha bem suas palavras.

O blog é sobre o Corinthians e eu sou chato pra caralho.