sábado, 13 de abril de 2013

Liberdade aos 12 inocentes em Oruro


Muito já se falou sobre o acontecido em Oruro na Bolívia há quase dois meses. Como é de costume da imprensa abutre brasileira, muito mais do que lamentar a morte do garoto e debater soluções, exploraram a tragédia e apontaram culpados a esmo. Triste fim o do nosso jornalismo.

A morte de um menino de 14 anos em um estádio de futebol, onde a premissa é diversão, é sim uma tragédia lamentável e deve-se punir os culpado exemplarmente. O que discutimos é justamente a abordagem ao caso e a maneira como as coisa aconteceram e continuam acontecendo.

Manter 12 brasileiros e Corinthianos em outro país, sem sequer investigar o caso, quando o culpado já se apresentou no Brasil. E pior, depois disso afirmar que os 12 são moeda de troca. É uma afronta o que fazem as autoridades bolivianas.

No que se baseia punir a entidade? No que mudará o panorama o fato do Corinthians jogar uma partida sem torcida e pagar 200 mil de multa? É algo tão ineficaz, que nessa mesma Libertadores já vimos "o pau quebrando" em mais 3 ou 4 jogos.

O caminho é a Conmebol que, como todas as confederações é dirigida por velhos gagás, se empenhar em organizar um campeonato decente. Com estádios que ofereçam segurança ou, no mínimo, gramados que ofereçam condições de jogo.

E se a Conmebol acha mais cômodo achar um culpado e continuar apenas lucrando nas costas dos grandes clubes que disputam esse torneio de várzea, que nossas autoridades façam valer as premissas do direito internacional, pois temos na Bolívia, cidadãos Brasileiros sendo mantidos encarcerados sem provas, investigação, ou, ainda pior no caso de 10 deles, sem sequer uma acusação formal.

Devemos resgatar nossos patrícios e garantir ao menor que se encontra no Brasil e já assumiu a culpa, julgamento e punição adequadas ao erro cometido.

Chega de sermos agentes passivos da situação. O Corinthians é maior que a Conmebol e a Bolívia juntas. Não podemos ser bodes expiatórios e nem exemplos de punição sem dever nada.

ACORDA CORINTHIANS!

Compartilhe:

0

Postar um comentário

Se você é Porco, Sardinha, Bambi ou torcedor de qualquer outro time de menor expressão e quer que seus comentários sejam aprovados, escolha bem suas palavras.

O blog é sobre o Corinthians e eu sou chato pra caralho.